segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Quando as palavras têm força



"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós." Jean Paul Sartre


Não é fácil não, minha gente... Mas vale a pena tentar. E a coisa fica meio mágica. É como se uma bola viesse em sua direção e você por não querer aquela brincadeira a arremessasse de volta.
A sintonia é tudo na vida. Ao acordar pela manhã, de preferência uma manhã chuvosa, sem brilho, sem novidades, expectativas e calor. Parece um dia de inverno daqueles bem cinza. Mas você resolve cantarolar, pintar o cabelo de uma cor diferente. Ou então, coloca uma música animada e começa a ensaiar uns passos de dança, de preferência se imaginando a melhor das dançarinas.
Se a casa estiver uma bagunça, sua conta pendurada ou negativa, se o relacionamento esfriou, e a saúde está dando sinais de fadiga, tire o pé do acelerador de todas estas cobranças, frustrações e cansaço e tente aquietar sua mente através de sua respiração pondo ordem na cabeça e nos sentimentos.
Vocês já olharam os problemas depois de enfrentados e solucionados? Ou parecem infinitamente menores do que na verdade os foram no passado ou então o aprendizado foi tão grande e tão necessário que de uma certa forma estamos até agradecidos. Sempre haverá uma oportunidade de ajudar outras pessoas que estão na mesma situação.
No trânsito é tudo meio tumultuado, na maioria das vezes, especialmente para quem vive na cidade grande, e os enfrentamentos são ocasiões para verbalizar tudo que sentimentos de negativo sobre nós mesmos em alguma situação, porém dito ao outro. Neste momento, sendo você, o outro, evite o confronto e simplesmente responda em voz audível para você mesmo. Eu não sou isto que você está dizendo ou eu não vou para onde você está me mandando ir. Você simplesmente se recusa a receber esta bola.
Este jogo pode ser usado em qualquer ocasião. No trabalho, na família, na rua, na sala de aula, enfim em qualquer situação de ameaça, confronto, agressão...
O desconforto do outro com a sua reação é não saber o que você está pensando, devido ao fato de não ter havido uma reação.
Deixe no ar as sintonias negativas lançadas no ar. Não vale a pena o confronto e nem vale a pena aceitar. E eu te garanto que o bobo não será você.
Ju Martinez

Nenhum comentário: