domingo, 23 de novembro de 2008

Só no Brasil...

Não sei quem foi que inventou de colocar estátuas em determinados pontos do Rio de Janeiro. Não que eu tenha alguma coisa contra a arte, absolutamente, não é isso. Amo a arte e, confesso que Drummond ficou muito bem, sentado à beira da praia de Copacabana. Além de dar-nos o prazer de admirar tal obra, há cenas que podemos observar, graças a colocação da estátua nesse ponto. Em alguns momentos parece que o poeta conversa com as pessoas que sentam ao seu lado. Isso é arte!
O fato é que sabemos a quantas andam a atuação dos vândalos de plantão. São pichadores de paredes, depredadores. Vejam bem, estou mencionando o Rio de Janeiro por se tratar de minha cidade, mas há muitos outros patrimônios passando pelo mesmo problema - cito o Os Doze Profetas (do Aleijadinho) localizado em Congonhas do Campo, Minas Gerais, que também tem sofrido com a ação das "sementinhas do mal".
A escultura do Carlos Drummond de Andrade, pela sexta vez foi violada. Mais uma vez, são os óculos da estátua o alvo da depredação, o que custa uma bagatela de R$ 3.000,00 para consertar.
Esse tipo de coisa me entristece muito, pois vejo lugares pelo mundo, cuja história, apesar de antiga, é preservada. Da memória da nossa história, período colonial, temos muito pouco, e do pouco que temos... o que será?
É preciso ter muito amor por nosso país, por nossa história, por nossa arte e pela memória que representa.
Quem quiser saber mais:

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL872172-5606,00-ESTATUA+DE+DRUMMOND+E+ALVO+DE+VANDALOS+PELA+SEXTA+VEZ.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi,
pois é, as pessoas não têm respeito nenhum pelas coisas públicas, se esquecem que isso também é deles. As pessoas deviam vandalizar as próprias casas... enfim Em Portugal é a mesma coisa.

bjs